PESCAR SEMPRE, PEGAR O PEIXE TALVEZ E DESISTIR JAMAIS.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Molinete X Carretilha

É comum os pescadores radicalizarem suas opiniões sobre o uso de molinetes ou carretilhas nas pescarias.
Muitos dizem ser adeptos das carretilhas principalmente nas pescas mais pesadas, por acreditarem que o molinete é um equipamento muito frágil e não muito confiável.
Em contrapartida, muitos pescadores adeptos da pesca com iscas artificiais manifestam sua preferencia pelo molinete por alegarem que existe uma grande dificuldade de se arremessar iscas mais leves com as carretilhas.
Enfim, esta é uma discussão que normalmente esta presente nas conversas entre os pescadores.


Neste artigo, vou tentar fazer uma breve comparação entre estes equipamentos para tentar descobrir se estes equipamentos são rivais  ou companheiros.
 

Molinete
Com o molinete é mais fácil arremessar iscas mais leves. Quando a pescaria é realizada em locais onde a distância para o arremesso são muito curtas como pequenos rios ou córregos , este equipamento leva uma certa vantagem sobre as carretilhas.
Outro ponto positivo do molinete, é que no momento em que a isca cai na água, a linha para de sair do carretel, evitando a " cabeleira".
A velocidade de recolhimento são geralmente superiores , o que facilita em muito o trabalho de determinadas iscas e consegue segurar as primeiras corridas dos peixes logo após a fisgada, evitando assim que o peixe corra para locais aonde a linha pode arrebentar.
Carretilha

A carretilha serve para arremessos mais longos e precisos. Uma grande vantagem da carretilha é que a linha não torce com facilidade e sofre menor atrito nos passadores.
Este equipamento é mais resistente que os molinetes, e por ter esta vantagem de não torcer a linha garante uma vida mais longa as linhas.
A resistência da carretilha é importante quando pescamos grandes peixes, os molinetes, para aguentar determinados peixes, normalmente acabam sendo muito grande e pesados , se comparados as dimensões e peso das carretilhas.
Um grande problema ao se usar as carretilhas são as chamadas " cabeleiras ", o pescador precisa de muita prática para parar a isca assim que ela tocar na água, se não parar o arremesso no momento exato, o carretel continua a liberar linha fazendo assim com que acabe enrolando a linha no carretel causando um estrago grande.

Enfim, Molinete ou Carretilha?
Qual o melhor equipamento?
Este debate persiste por anos, porém ambos tem suas vantagens e desvantagens.
Cabe ao pescador saber tirar proveito do  melhor que cada um tem a oferecer. Portanto quando for pescar, não se intimide, leve os dois, afinal um completa o outro , o que importa é aproveitar tudo o que este material tem a nos oferecer.



Nenhum comentário:

Postar um comentário