PESCAR SEMPRE, PEGAR O PEIXE TALVEZ E DESISTIR JAMAIS.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Dicas para Pescar Tilápias

Neste artigo inicial serão apresentadas algumas dicas para uma modalidade de pesca muito praticada.
A pesca das Tilápias. 


Antes de começar a pescaria ,é bom tomar alguns cuidados que podem atrapalhar sua pesca.

1 - Não ficar se movimentando no barranco.
2 - Não deixar que entulhos ou terra acabem caindo na água na preparação do pesqueiro.
3 - Evitar que cores chamativas sejam utilizadas nas roupas e acessórios de pesca, tais como: amarela, laranja, vermelha ou branca, elas são notadas pelos peixes na pesca diurna.

Material Recomendado.

Varas Telescópicas

 Neste tipo de pesca, não é importante a marca ou sua composição e sim o comprimento que ira variar de acordo com a profundidade do pesqueiro, portanto:

a) Barrancos Profundos - varas entre 2,60 e 3,00 metros.
b) Barrancos Rasos - varas acima de 3,00 metros.

Linhas 

Usar linhas de boa procedência. As mais finas dão melhor produtividade pois é possível perceber melhor quando o peixe belisca a isca, entretanto, as linhas mais finas podem arrebentar conforme o tamanho do peixe, então é possível fazer uma combinação simples que funciona bem. 

  - Quando se esta utilizando uma linha mais grossa, deixa a linha passar em  torno de 20 cm além do cabo da vara e no final da linha  amarra um girador sendo que  na outra extremidade do girador, usa uma linha mais fina em até 20 cm, onde o anzol será amarrado.
Chumbo

Além do peso adequado ao flutuador, eles devem correr soltos na linha principal. Se ficarem presos, a tilápia ao sentir o peso, largam a isca.

Bóias ou Flutuadores

Existe uma variedade de modelos, porém , de acordo com a modalidade de pesca ou condições de vento, as penas plásticas ou de madeira são as mais adequadas, e a noite as de cor branca são as melhores, pois a visualização é facilitada quanto iluminadas com a luz do refletor.

Anzóis 

Modelos Chinú ou Marusseigo 2,3 ou 4 ou similares.
Ceva

Usamos milho azedo, farelo de arroz ou quirera de milho.

Isca

Usamos minhoca, capim marmelo, milho seco, erva doce, as tradicionais massas, mas as principais são bigatos ( bicho da laranja, maça )e milho verde.

Quanto as iscas informadas , o mais importante é saber qual o peixe está preferindo. Sobre as cevas, a questão será a mesma, aquelas que mais atraem e conservam o peixe no pesqueiro, entretanto, isto não basta.

É preciso saber dosar a quantidade á ser lançada pois em excesso, fará com que os peixes dela se alimentem e rejeitem as iscas e na falta, o peixe pode se deslocar á outros pesqueiros.

Quanto ás varas, seguir orientação relacionada á profundidade do pesqueiro e a quantidade a ser usada, vai de acordo com a vontade do pescador.

Na verdade, em qualquer tipo de pescaria , observar os detalhes é o que importa, no mais é aproveitar esta modalidade que é muito gostosa de se praticar.

2 comentários:

  1. ótimo blog.
    Sempre é bom se preparar antes da pesca.
    Eu compro os equipamentos, roupas e outros itens nessa loja http://www.tucunarepesca.com.br/vestuario--dep
    É muito boa

    ResponderExcluir
  2. Sim eu precisso sabe como pega uma tilapia grande arrica ,na vara.Mas onde ela fica e represa .não freguentada.agente sabe que la tem peixe grande .mas não pega nem a pau o que eu fasso?

    ResponderExcluir