PESCAR SEMPRE, PEGAR O PEIXE TALVEZ E DESISTIR JAMAIS.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Fundamentos de Arremesso

Fundamental em praticamente todas as modalidades de pesca , o arremesso tem importância muito séria.



Somente constantes treinamentos levam à arte de  se bem usar esse recurso. 




Para melhores arremessos as varas em carbono ou grafite ajudam mais, dão leveza suficiente para explorar a força e a velocidade dos movimentos.
Há várias dicas para quem quer conferir se seus arremessos estão bons.
Uma dica é observar se as iscas e chumbadas vão muito para a direita ou para a esquerda.

- O primeiro caso sugere que o pescador liberou a linha antes da hora. 
- O segundo indica que quem lançou a reteve por muito tempo.

Essa observação vale para os destros. Os canhotos precisam, nesse caso, inverter as informações. Onde se indica a esquerda, para eles, vale a direita e vice-versa.


Entre os diversos aspectos envolvidos no arremesso, devemos  considerar o peso e altura dos pescadores, peso e modelo das varas e dos molinetes escolhidos, peso das chumbadas, espessura das linhas principais (ou mestras) e estilo de arremessos.
 Esse conjunto de detalhes precisa estar balanceado. Por isso, as varas de bambu vêm caindo em desuso e as de carbono e fibra de vidro já não precisam mais ter de quatro metros para cima.

Com relação as linhas usadas nos molinetes, carretilhas,h á vantagens e desvantagens em usar linhas principais finas. Recomenda-se as com diâmetros 0,20 milímetros e 0,30 milímetros, para que os constantes treinamentos garantam arremessos corretos e cada vez mais distantes (se for o caso).


As linhas finas oferecem: 



- Menor atrito no ar, portanto, arremessos mais suaves e mais longos (sobretudo) em condições de vento, ou seja, quase sempre).

-  Maior sensibilidade ao sinal de peixes.

- Maior emoção na atividade de trazer os peixes, ou seja, mais esportividade.

- Arrasto bem menor na água. Consequentemente, possibilitam usar chumbos bem menores para o arremesso e manter as iscas paradas, se necessário.

-  Certas linhas nacionais e importadas mantêm, em média, resistência máxima de três a quatro quilos. Mesmo assim, só arrebentam com fortes trancos. Caso contrário, aguentam exemplares bem maiores.

Como arremessar chumbadas

A outra dificuldade, bem mais palpável, está relacionada aos arremessos de linhas de pequena espessura amarradas às chumbadas. É a que mais prejudica pescadores iniciantes ou menos experientes.

Uma dica importante está no nó de arranque ou. Esse sistema significa ter, na hora do arremesso, uma linha forte o suficiente para aguentar o tranco de saída da chumbada.
Preparado com linha mais grossa, ele visa apenas dar a partida no arremesso, apesar de também ajudar nos metros finais das disputas com bons peixes.

Para fixar essa linha mais grossa, na mais fina usa-se o nó de sangue, isso evita a ruptura no arremesso.

Nó de Sangue


Só isso, entretanto, é insuficiente para um bom arranque. Ele faz de maneira compatível ao peso do chumbo. Que, por sua vez, depende da capacidade de arremesso da vara. A tabela abaixo orienta qual a espessura de linha apropriada para o respectivo arranque.

Os três tamanhos de varas vêm acompanhados das distâncias mais apropriadas de ação. Com uma vara de 2,10 metros não se pode ter a pretensão de atingir distâncias superiores a 100 metros. Com varas de quase quatro metros, a pesca a 30 metros fica prejudicada pelo peso do conjunto do material.
A linha mestra têm sempre a espessura de 0,20 milímetros para facilitar a compreensão com relação aos nós de arranques e sua composição final. 
Os pesos médios das chumbadas da tabelas necessitam de respaldo da vara a ser usada. Geralmente, varas nesses tamanhos podem aguentar arremessos com os chumbos correlatos. Devido à existência de grande quantidade de materiais importados e nacionais de baixa qualidade, algumas varas podem quebrar com o peso especificado. Convém verificar, no corpo da vara, o peso recomendado para arremesso. 


Para facilitar a colocação e retirada de chumbadas e chicotes, são necessários dois giradores com grampos nos conjuntos, um atado aos arranques e outro, à ponta dos chicotes.



Chicotes Articulados


Atualmente, em virtude do aperfeiçoamento técnico adquirido em competições de pescas, as lojas especializadas já oferecem chicotes articulados com rotores e miçangas de vários modelos e cores. Eles permitem fáceis conexões e retiradas de anzóis, além de maior mobilidade das iscas na água. São detalhes extremamente importantes.
Normalmente, confecciona-se chicotes com dois ou três anzóis, de acordo com a preferência do usuário. Independentemente da qualidade do material empregado, é importante ter chicotes e anzóis condizentes.




As pernadas


O tamanho das pernadas varia conforme o comportamento dos peixes. Recomenda-se começar com 45 centímetros e aumentar ou diminuir de acordo com as ações do dia. Se houver poucos peixes, costuma-se aumentar as pernadas (ou empates) e, se for necessário arremessar muito longe ou ainda quando surge um grande cardume, as pernadas podem até ser reduzidas para 15 centímetros ou 20 centímetros.
Trata-se de tema difícil de conceituar, graças às diversas situações possíveis na pesca.
De qualquer forma, essa modalidade existe em função de um conjunto de importantes detalhes que fazem diferença. O raciocínio envolvendo os tamanhos das pernadas está entre eles. Atenção em tudo sempre é fundamenta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário