PESCAR SEMPRE, PEGAR O PEIXE TALVEZ E DESISTIR JAMAIS.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Peixes de Água Salgada - Agulha

Iniciando a série sobre peixes de água salgada, vou começar falando do peixe agulha.

AGULHA






 

Nome Popular
Agulha, Agulhão, Timbale/Needlefish



Nome Científico
Strongylura marina e Strongylura timicu

Família
Belonidae

Distribuição Geográfica
Regiões Norte, Nordeste e Sudeste.

Descrição
Peixe de escamas diminutas; corpo alongado e fusiforme; boca comprida, formando um bico com numerosos dentes pontiagudos. As nadadeiras dorsal e anal estão localizadas na mesma posição na parte posterior do corpo e têm aproximadamente o mesmo tamanho. S. marina é prata esverdeado e alcança 50cm de comprimento total. No Brasil ainda ocorre S. timucu mais ou menos do mesmo tamanho que S. marina, mas de coloração cinza escuro e com uma faixa lateral azul prateada bem evidente.

Ecologia
Espécie pelágica que ocorre principalmente em águas costeiras, podendo entrar nos rios. Forma pequenos cardumes, sendo muito rápida e voraz. Alimenta-se principalmente de pequenos peixes. Em algumas regiões é apreciada como alimento.

Equipamentos
Equipamento leve; linhas 0,30 a 0,35 com bóia e rabicho de 50cm após a bóia; anzóis pequenos de n° 14 a 18. Pega bem em iscas artificiais, porém escapa muito também. 


 
Iscas
Iscas naturais, principalmente pedaços de camarão. Use também iscas artificiais de até 15 cm de meia água, com três garatéias.

Dicas
Para capturar S. marina normalmente se vê o cardume nadando pela superfície. 






Um comentário:

  1. todo ano pesco este peixe em Santa Catarina, não informado a região sul acima. Na praia de Barra Velha SC, utilizo anzol pequeno, chumbadinha e boa bem baixo, cerca de 10cm a isca da boia e pego bastante. Na varinha de fibra a briga fica boa.

    ResponderExcluir