PESCAR SEMPRE, PEGAR O PEIXE TALVEZ E DESISTIR JAMAIS.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Peixes de Água Salgada - Agulhão-Bandeira

AGULHÃO-BANDEIRA
 
 
Nome Popular
Agulhão-bandeira, Agulhão-vela/Atlantic Sailfish 
 
 

Nome Científico
Istiophorus albicans

Família
Isthiophoridae

Distribuição Geográfica
Regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul (do Amapá a Santa Catarina).

Descrição
Peixe de escamas muito pequenas. As características mais marcantes dessa espécie são a grande nadadeira dorsal em forma de vela de barco, o que lhe valeu o nome em inglês sailfish, e o bico em forma de espada. A coloração do dorso é azul escuro, com os flancos azul amarelados e ventre prateado; apresenta faixas verticais ou séries verticais de pintas claras no dorso e nos flancos; as nadadeiras são escuras. Alcança mais de 3m de comprimento total e mais de 60kg. 
 
 


Ecologia
Espécie pelágica, oceânica, podendo ser encontrada em águas costeiras, nos locais mais profundos, porém abundam nas camadas superiores da água azul, de temperatura entre 22e 28ºC. No verão aproximam-se mais da costa. Os indivíduos são solitários, mas formam cardumes durante a época reprodutiva. A dieta é constituída por vários organismos, desde peixes oceânicos, como dourados, atuns, peixe voador, e lulas, polvos e crustáceos. Para evitar predadores, costuma levantar a nadadeira dorsal. É um peixe altamente esportivo, proporcionando grandes lutas e saltos espetaculares. Não é muito comercial e dificilmente encontrado nos mercados.

Equipamentos
Na captura dessa espécie são utilizados desde equipamentos de pesca oceânica até os médio/pesados para baitcasting; as linhas podem variar entre 20 e 50 lb. Iscas
A isca ideal é a agulha (farnangaio), mas também podem pegar em paratis, cavalinhas e lulas, usadas na modalidade de corrico. Lulas artificiais bem como plugs, também são eficientes.
 


Dicas
A pescaria é mais emocionante quando o peixe é localizado na superfície da água. Depois de capturado e liberado, é normal que o peixe coloque seu estômago para fora, que fica pendendo pela boca. Os peixes dessa família fazem isso como forma de se livrar de algo que os incomode, como o anzol, alga ou corda. Depois o engolem novamente sem maiores danos.
 
 
 

Um comentário: