PESCAR SEMPRE, PEGAR O PEIXE TALVEZ E DESISTIR JAMAIS.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Peixes de Água Salgada - Bagre-Bandeira

BAGRE-BANDEIRA 
 
 
 
 Nome Popular
Bagre-bandeira/Catfish, gafftopsail
 
 

Nome Científico
Bagre marinus

Família
Ariidae

Distribuição Geográfica
Regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul (do Amapá ao Rio Grande do Sul).

Descrição
Peixe de couro; corpo achatado, como na maioria dos peixes de hábitos bentônicos; nadadeiras peitorais e dorsal com três espinhos. A coloração varia do cinza azulado ao amarelo. As nadadeiras dorsal e peitorais possuem um espinho serrilhado que é venenoso. Os maiores exemplares alcançam 1m de comprimento total e cerca de 5kg. A família só tem representantes na costa do oceano Atlântico. Uma outra espécie bastante semelhante ocorre no Brasil, o Bagre bagre, que se difere do Bagre marinus apenas pela nadadeira anal, e não ultrapassa os 50cm e 2kg de peso.
 

Ecologia 
Frequentaas praias, estuários, manguezais, foz de rios e entram na água doce para desovar. Não é encontrado em águas muito profundas, em geral até 50m. Normalmente forma grupos de 5 a 100 indivíduos. Alimenta-se de pequenos peixes e animais bentônicos. Após a desova, os machos incubam os ovos na boca. É um peixe de hábito crepuscular e noturno, mas, nas águas turvas, é possível capturá-lo durante o dia. Tem certa importância comercial, principalmente na região Sudeste. Os grandes exemplares são capturados pela pesca esportiva, na modalidade de arremesso.

Equipamentos
Equipamentos médio e médio/pesado. As linhas mais utilizadas são as de 8 a 25 lb e os anzóis de nº 1/0 a 6/0.

Iscas
Iscas naturais, como sardinha, camarões, lulas e moréias dos manguezais são as preferidas. São raras as capturas com iscas artificiais.

Dicas
É preciso cuidado ao manusear este peixe. Os ferrões injetam substâncias tóxicas, que, dependendo da sensibilidade da pessoa, podem causar forte dor no local, inchaço e até febre.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário