PESCAR SEMPRE, PEGAR O PEIXE TALVEZ E DESISTIR JAMAIS.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Peixes de Água Salgada - Carapau

CARAPAU



Nome Popular
Carapau, Xarelete, Xerelete/Blue Runner



Nome Científico
Caranx crysos

Família
Carangidae

Distribuição Geográfica
Regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul (do Amapá ao Rio Grande do Sul).

Descrição
Peixe de escamas; corpo alongado e comprimido; perfil superior da cabeça arredondado. A coloração do dorso varia do azul esverdeado ao cinza e os flancos e ventre são prateados ou dourados; apresenta uma mancha preta na parte superior do opérculo. Alcança 70cm de comprimento total e 5kg.

Ecologia
Espécie costeira; vive em baías, costões e nas proximidades das ilhas. Os cardumes ocorrem desde a superfície até próximo ao fundo. Os adultos alimentam-se de peixes, lulas, crustáceos e outros invertebrados, inclusive bentônicos. Espécie comum nos mercados, a carne é boa se for sangrado logo após a captura. Na pesca amadora, oferece alguma resistência quando o material é leve. É uma excelente isca para a pesca esportiva oceânica.



Equipamentos
O material deve ser leve, as linhas de 8 a 20 lb. e os anzóis até o n° 1/0.

Iscas
Iscas naturais, como pedaços de peixes, camarão, moluscos; e, iscas artificiais, como plugs de superfície e meia água e jigs.




3 comentários:

  1. PEGUEI UM DESSE NO CAISÃO DE UBATUBA NO FIM DE SEMANA PASSADO, APESAR DE SER UM DE 250g DEU UMA BRIGA BOA. MUITO BOA A PESCA, USEI CAMARÃO, PENA QUE O VENTO ACABOU COM A PESCARIA.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir