PESCAR SEMPRE, PEGAR O PEIXE TALVEZ E DESISTIR JAMAIS.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Peixes de Água Salgada - Sargo de dentes

SARGO DE DENTES




Nome Popular
Sargo-de-dentes/Sheepshead



Nome Científico
Archosargus probatocephalus

Família
Sparidae

Distribuição Geográfica
Regiões Norte, Nordeste e Sudeste.

Descrição
Peixe de escamas; o corpo é ovalado e um pouco comprimido. A coloração é cinza esverdeado com 6-7 faixas verticais ao longo do corpo, começando na cabeça e terminando no pedúnculo caudal. As nadadeiras caudal e peitorais são amareladas. Alcança 90cm de comprimento total e 10kg. Existe uma outra espécie, conhecida como sargo-de-beiço, por causa dos lábios grossos.

Ecologia
Espécie costeira, vive em águas rasas com fundo de pedras ou corais, por onde nada em pequenos cardumes. Freqüenta as águas salobras dos estuários. Alimenta-se principalmente de crustáceos e moluscos. A carne é de excelente qualidade, mas como é um peixe difícil de capturar não é muito freqüente nos mercados. Por brigar muito quanto fisgado, é bastante apreciado pelos pescadores esportivos.



Equipamentos
Equipamento médio/médio pesado; linhas de 20 a 30 lb.; anzóis pequenos e resistentes. É importante o uso de líderes de 35 a 40 lb.

Iscas
Iscas naturais, como moluscos e camarões. Também pode ser pescado com jigs.

Dicas
Como é um peixe muito arisco, o silêncio e a calma são essenciais para uma pescaria bem sucedida. A isca deve ser mantida perto do fundo. A melhor época para a captura dessa espécie é do início do outono a meados do inverno.



Nenhum comentário:

Postar um comentário