PESCAR SEMPRE, PEGAR O PEIXE TALVEZ E DESISTIR JAMAIS.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Iscas Artificiais

Neste Post pretendo descrever os tipos de iscas artificiais usadas na pesca de água doce, como forma de dar aos iniciantes noções de como elas funcionam e como os peixes são atraídos por elas. 




A pesca com iscas artificiais, também chamada de pesca de arremesso, é uma forma de pesca que dá ao praticante emoções jamais experimentadas, como ataques sensacionais dos peixes e belas batalhas. 






Dá também a satisfação de dominar um equipamento a ponto de convencer os predadores de que aquele pedaço de plástico (ou de madeira, ou de metal) é alimento, e levá-los a atacar as iscas. 




É grande a lista de peixes que são capturados com iscas artificiais: Tucunarés, Dourados, Matrinxãs, Traíras, Aruanãs, Cachorras, Bicudas, Piraputangas, Trairões, Piracanjubas, Corvinas, e vários outros, e mesmo os peixes de couro, em determinadas situações.

Iscas de Superfície:


Essas iscas são chamadas assim porque seu “trabalho” para atrair os peixes ocorre na superfície ou logo abaixo da superfície da água (sub-superfície). Essas iscas flutuam, e são utilizadas com recolhimento em velocidade média, com movimentos de ponta de vara e, em alguns casos, com recolhimento em velocidade variada, conforme a situação de pesca.
Sem sombra de dúvida são iscas muito excitantes, pelo simples detalhe; o pescador consegue visualizar o exato momento do ataque, muito eficazes em dias quentes, ruim para os dias de ventos e águas muito turvas.

Alguns Modelos:

Popper:  Estas iscas usualmente têm uma boca côncava que produz ruídos e a formação de bolhas na superfície, como se pequenos peixes ou animais como sapos estivessem se alimentando na superfície ou se debatendo em fuga o que chega a perturbar os predadores maiores. Excelente isca para tucunaré e traíras, devemos trabalhá-la com pequenos toques de ponta de vara e com curtos recolhimentos. 




As Poppers maiores, com cerca de 15cm, são excelentes iscas na pesca do xaréu em costões e praias.





Zara: Com o equilibrio diferenciado e flutuação rápida , a sua posição na água é na vertical (em pé), com aproximadamente 1/4 do corpo fora da água. Quando tracionada com toques de ponta de vara, a ação é de um peixe agonizando na superfície.




Devem ser trabalhadas com pequenos toques e recolhimento simultâneo de linha, o que as fará deslizar pela superfície executando um nado em zigue-zague, muito atraente para os predadores. São utilizadas em recolhimento contínuo, com pequenos toques de ponta de vara. É a isca perfeita para o tucunaré.
No próximo Post vou continuar falando sobre as iscas de superfície.


Nenhum comentário:

Postar um comentário