PESCAR SEMPRE, PEGAR O PEIXE TALVEZ E DESISTIR JAMAIS.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Pesca de Espadas

Hoje vou falar sobre  pescaria de peixe espada a noite.


O Peixe Espada é uma espécie costeira, encontrada em cardumes em águas rasas e calmas com fundo de areia ou lama. Alimenta-se principalmente de pequenos peixes. 


Peixe bastante esportivo. O valor comercial é baixo, embora a carne seja de boa qualidade e comum nos mercados. Os Espadas têm hábitos noturnos de caça. Ao entardecer aproxima-se das praias e costões em grandes cardumes, possibilitando uma pescaria mais produtiva.. Durante o dia sua captura é possível, embora normalmente apareçam isoladamente exemplares menores. Caçam predominantemente na meia água. Mordem peixes de várias espécies, arrancando pedaços, chegando a atacar até mesmo seus iguais, se sentirem que o outro está vulnerável ou indefeso!



Pesca com bóia

Como esta pesca geralmente é noturna, usa-se uma bóia luminosa, eu uso a vermelha com LED, o qual é alimentado por uma pilha CR2032. Prenda um chumbo oliva de 20g para que a bóia fique em pé e para dar mais peso ao conjunto, e um pequeno destorcedor para engatar no grampo do chicote. Havendo luz, pode-se utilizar uma bóia de isopor, preferencialmente o modelo de arremesso. Como isca utilize a tradicional sardinha, inteira ou metade. Peixinhos e pedaços de bonito ou tainha também são boas opções. A vara pode ter de 2 a 4m, no mínimo 20lb, equipada com 100m de linha mestra de 0,30 a 0,40mm, num molinete médio.

Monte um chicote de tamanho adequado à vara(1,20 a 2m), de linha 0,50, atando um destorcedor com grampo médio numa ponta, para prender o aço. Coloque um chumbo oliva de 20g, ladeado por miçangas. A uns 5cm faça um nó de correr. Coloque um conjunto miçanga/grampo/miçanga. Este grampo servirá para engatar a bóia na hora da pesca. Acima, faça um nó de correr para poder regular a altura da bóia conforme as condições do local, ou utilize uma borrachinha especial que faz o trabalho do nó. Coloque outro destorcedor nesta ponta do chicote. O aço pode ser flexível ou rígido. No caso de usar o flexível, monte-o com cerca de 20cm, e empate um anzol 1/0 a 3/0, de "pescoço" longo, para fixar melhor a isca. Na opção pelo rígido(Preferencial), utilize aqueles que tem uma "molinha" e 15cm.



Prenda um anzol 1/0 a 3/0 nesta ponta, e outro igual no outro lado da isca, através de um grampo. A isca ficará estendida em metade do aço, com um anzol em cada lado. Prenda bem com elastricot. Em função da boca dura do peixe, para uma maior possibilidade e qualidade da fisgada, substitua os anzóis por garatéias 1 a 2/0, reforçadas, do tipo 3X ou 4X Strong. Prepare, previamente, alguns empates iscados, já que, se encontrar um cardume, a troca rápida potencializa a quantidade de capturas. Muitos pescadores acreditam que utilizar uma ampola de luz química próxima ao empate atrai o peixe. Esta luz também é conhecida por Star Ligth. Em princípio, regule a altura da bóia em 80/100cm. Se houver cardume, diminua para minimizar o risco de "acidentes bucais". Quando recolher a isca, faça-o em velocidade moderada, como se fosse uma artificial. Há grande possibilidade do peixe atacar nesta situação. Há ocasiões em que o peixe abocanha a isca, sem morder nem correr. Diz-se que o peixe está "mamando" a isca. A bóia se move apesar da água estar parada, por exemplo. Espere o Espada fazer um movimento mais longo, e fisgue na direção contrária, com a vara baixa. 


Tome cuidado ao tirar o peixe da água, pois ele possui dentes muito afiados que podem machucar bastante.
No mais aproveite a pescaria que é muito esportiva.




3 comentários:

  1. muito boa sua explicação pos quem estiver com intenção de pescar espada pela primeira vez não vai ter dificuldade na pescaria,vc só esqueceu de falar para levarem um porretinho e mata-la antes de tirar o anzol.também sou um apaixonado pela pescaria de espada e sempre faço excursões para Angra dos Reis e passamos uma noite muito agradável comendo churrasco e matando espadas abraços wagner

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Ja vou providenciar o equipamento para a minha próxima pescaria? Será que consigo algum eapada na praia a noite?

    ResponderExcluir
  3. A luz mais forte chama mais atenção da espada?

    ResponderExcluir