PESCAR SEMPRE, PEGAR O PEIXE TALVEZ E DESISTIR JAMAIS.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Rio Guaraguaçu

Para quem vai aproveitar o feriado de 7 de setembro no litoral do Paraná, uma opção muito boa é ir pescar no Rio Guaraguaçu.


Neste rio o pescador pode fazer a tradicional pesca de barranco e também embarcado.

O rio Guaraguaçu nasce próximo a Matinhos e percorre mais de cem quilômetros, atravessando o município de Pontal do Paraná, até encontrar o mar na localidade da Ponta do Poço, no balneário de Pontal do Sul. É o principal rio da bacia de Paranaguá.


Divisa dos municípios de Paranaguá e Pontal do Paraná, Em suas margens pode-se encontrar trechos da Mata Atlântica completamente preservados, entrecortados por mangues apinhados de caranguejos. A fauna e a flora locais são ricas, proporcionando aos visitantes espetáculos de botos, jacarés e capivaras que se escondem entre a mata


O rio possui um trecho navegável de 60 km, que liga a ponte do Guaraguaçu à baía de Paranaguá. Os 30 primeiros quilômetros são de água doce, que vão até o Poço do Maciel, onde suas águas se encontram com as do rio Maciel. A partir deste ponto, o Guaraguaçu começa a receber a influência do mar, que salitra a água e faz o rio correr conforme as marés.


Sendo considerado um verdadeiro viveiro natural é povoado por várias espécies de peixes, tanto os característicos de água doce, como os de água salgada. Nele são encontrados com fartura robalos,  acarás, traíras, jundiás, bagres, cat-fish, carpas, tilápias, e até mesmo pacus. Estes últimos se adaptaram ao ambiente vindos de alguns tanques de criadouros particulares, instalados às margens do rio, que se romperam.
Então fica a dica para quem quiser pescar no feriado no litoral.




Um comentário:

  1. Já fui pescar neste rio mas não conheço bem a região.
    Tem algum pesqueiro conhecido que você possa indicar?
    Abraço

    ResponderExcluir