PESCAR SEMPRE, PEGAR O PEIXE TALVEZ E DESISTIR JAMAIS.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Iscas Artificiais de Fundo

São iscas que para trabalhar em grandes profundidades, muito eficientes para pesca de peixes que habitam fundos rochosos, tocas, etc. Muito usadas também em ocasiões quando os peixes estão menos ativos.


Normalmente são anzóis lastreados com chumbo, bronze, aço, ou algum outro tipo de metal, enfeitados com penas, pelos, panos, plásticos macios e flexíveis, silicone, ou a combinação entre alguns destes.



Existe uma grande variedade de iscas de fundos, entre elas, jigs, shads e grups, onde a posição do olho onde se amarra a linha, possibilita que o anzol permaneça virado para cima, e assim evitar enrosco. E por este motivo deve-se evitar de usar junto com presilhas.



No caso de iscas como a minhoca artificial por exemplo, a ponta do anzol deve ficar dentro da isca, de forma que possa ser trabalhada entre galhadas, troncos, e outras estruturas, tendo menos risco de acontecer um enrosco.

Tipo de Iscas de Fundo:

Minnow Sinking: São iscas com lastros de chumbo ou esferas de metais, podendo variar entre aço ou bronze, podendo também ter barbela ou não. 
Quando estas mesmas possuem barbelas, e assim, são tracionadas, produzem uma baixa vibração, já as sem barbelas, produzem uma viação intensa, variando conforme o recolhimento.

Jig: As iscas são um anzol, onde tem uma cabeça de chumbo e são trabalhadas em conjunto com shads, grubs, algumas iscas naturais, ou algumas variedades de iscas de silicone, ou então podem vir a ser revestidos com borrachas, pelos, tecidos ou algum outro tipo de material em que faça com que o peixe, mesmo que seja por simples curiosidade, venha a atacar a isca.







Devem ser trabalhadas com pequenos toques, onde pode ter uma velocidade de recolhimento variada.

Grub: São iscas de silicone onde imitam insetos, crustáceos, pequenos animais, larvas ou pequenos peixes, que devem ser usados normalmente junto aos Jigs.

Muito usada atualmente para pesca em água salgada, mas originalmente foram feitas para trabalhar em água doce, onde são muito eficientes, principalmente quando os peixes estão inativos.



Estas iscas podem ser trabalhadas variando entre fundo e meia água, com uma velocidade lenta e movimentos curtos.



Plastic Worms: São nada mais nada menos que minhocas de plástico, onde podemos encontrar de vários tamanhos e cores. Muito usadas para pesca de peixes como black bass por exemplo.
O ponto principal para o uso desta isca, é estar montando um conjunto proporcional com o peixe objetivo e o local escolhido para a pesca.


Podemos trabalhar esta isca de varias formas, um exemplo, é estar usando um anzol e chumbo num tamanho proporcional a isca e peixe, e fazer um recolhimento lento e com movimentos bem curtos.

Bugs: São réplicas de pequenos crustáceos de água doce, são ótimos para algumas espécies de peixes. Este tipo de isca exige um trabalho lento, em locais com estruturas paradas.


Shrimps: São similares a camarões de água doce, normalmente feitos de silicone, borracha ou plástico bem macio. 


São trabalhados da mesma forma que os bugs, com um trabalho lento, em locais de estrutura parada.


Shad: São feitos de silicone ou borracha, bem macios, com formato de peixes. Devem ser usados junto a jigs ou com um único anzol, sempre de fundo.




Salamandras: Foram feitas em especial para a pesca de black bass.  que as atacam por puro instinto. 


No Brasil, não temos Salamandras em nossa fauna. As salamandras são um dos principais predadores de ovas de black bass, e por este motivo os bass as atacam.


O trabalho desta isca pode ser feito de maneira lenta, com pequenos toques de vara.


Nenhum comentário:

Postar um comentário