PESCAR SEMPRE, PEGAR O PEIXE TALVEZ E DESISTIR JAMAIS.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Diferença entre Tambaqui, Tambacu e Pacu

A principal diferença e que sempre causa dúvidas é entre o Tambaqui e o Tambacu.
O Tambacu é o mais abundante em todos os pesqueiros. É um peixe híbrido resultante do cruzamento da fêmea do Tambaqui e o macho do Pacu.



Cruzamento entre as raças

Por ser um híbrido, o Tambacu não se reproduz e sua engorda é feita somente em cativeiro.
Uma das características que diferencia essas duas espécies é o formato do corpo e a espessura de suas escamas, pois o Tambaqui tem as escamas maiores e bem mais grossas, tendo o corpo mais aspero e fácil de segurar. Já o Tambacu tem escamas menores e o corpo bem liso e escorregadio.


Tambaqui ou Tambacu ?

O Tambaqui não é uma espécie muito comum em pesqueiros aqui da região sudeste/sul, pois é um peixe de águas quentes e morre muito fácil com quedas bruscas de temperatura.

Tambaqui


Peixe muito forte e com muita resistência. Garante boas brigas na ponta da linha de qualquer pescador, porém é muito manhoso e não é tão fácil de cair no anzol. Sua carne é muito apreciada por seu sabor e textura.


Sua cor aqui na região sul não varia muito, passando do rajado de verde e preto pro marrom e preto. Outra diferença entre os tambaquis e tambacus é a membrana ao redor das guelrras. O Tambaqui tem uma membrana gelatinosa bem grossa para proteger a entrada da água para guelras, já os Tambacus quase não tem.

Pacu

O Pacu, onde o macho é usado na fecundação dos ovos da fêmea de Tambaqui é outra espécie de grande importância em nossos pesqueiros. Peixe ativo o ano inteiro, tem grande resistência ao frio e se alimenta de tudo o que vê pela frente.


Peixe bom de anzol, é facilmente fisgado. Raramente encontramos exemplares grandes, porém existem exemplares acima dos 15kg
A coloração dos pacus pode variar do cinza/prata ao amarelo, ou cinza com a barriga amarela ou ainda podemos citar a Patinga que possui o corpo amarelado e a barriga e nadadeiras inferiores avermelhadas.


Outro exemplar da família dos Pacus é a Caranha, com coloração cinza azulado e corpo arredondado.


Tambacu

Mas sem sombras de dúvidas, o prato principal entre os redondos é o Tambacu. Peixe que facilmente encontramos nos pesqueiros com até 45kg.

O formato de seu corpo é bem mais arredondado que o Tambaqui e muito maior que o Pacu. Tem o lombo largo e é um peixe forte, porém com menos resistência que o Tambaqui.
Sua coloração é algo que confunde cada vez mais os pescadores, pois dependendo de cada região ou do tipo de água, o peixe segue uma tonalidade diferente.


Temos os Tambacus negros, os marrons, os dourados, cinzas, rajados, cinza com rabo e nadadeiras pretas entre outras.
O Tambacu é bem resistênte a baixas temperaturas, seu metabolismo cai com o frio, porém ele não pára de se alimentar, apenas a faz com menos freqüência. Outro ratão das águas, se alimenta de tudo, tendo em sua dieta principal, massas, ração, salsicha, tripa e miçangas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário