PESCAR SEMPRE, PEGAR O PEIXE TALVEZ E DESISTIR JAMAIS.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

A escolha de um bom lugar para pesca

Sinais ou situações que identificam um bom lugar para pesca



Aves aquáticas : A existência de aves em um determinado local é um sinal da existência de peixes pequenos e certamente haverá também peixes maiores, principalmente os predadores, que deles se alimentam.








Ilhas ou pedras : É comum o acúmulo de organismos vivos em pedras. Muitos peixes se alimentam desses organismos e é nesses locais que pequenos peixes procuram refúgio. Logicamente que ali os predadores vão caçar. Portanto é um ótimo local para pesca. Nos rios, principalmente nas chamadas águas rápidas, é comum notar a formação de remansos junto ás pedras que ficam submersas.

Rios, canais e litoral : No mar os peixes trafegam pelos locais mais profundos, isto é: pelos canais do litoral. É ali que devemos procurá-los. Nos rios, a formação dos remansos indicam a existência de poços profundos, onde algumas espécies costumam ficar. E não é difícil constatar: basta observar as plantas aquáticas que ficam boiando na superfície. Em represas, use uma vara de bambu longa e vá tocando o fundo até descobrir o local de maior profundidade.

Árvores e paus submersos : Paus e árvores parcial ou totalmente submersos são outro sinal que deve ser observado. Nesses locais acumulam grandes quantidades de organismos vivos que atraem peixes pequenos e obviamente também os predadores com o Black Bass, Tucunaré e outros.





Margens com capim : Nesses locais que o pescador deve observar melhor em represas e rios. É ali que os pequenos peixes se refugiam dos ataques dos predadores, e também se encontram uma grande quantidade de outras espécies que tem o capim como fonte de alimentação. O capim também é responsável pela grande quantidade de insetos no local, e como se sabe, também serve de alimento para alevinos e pequenos peixes.





Árvores com pequenas frutas : Árvores frutíferas na beira de rios e represas também indicam segura presença de peixes no local, e um pequeno fruto caindo na água atrai peixes como o pacu, tilápia, etc. Isto serve também como dica para o próprio tipo de isca que o pescador deve usar. Exemplos: laranjinha, pitanga, coquinho, goiaba, jenipapo, etc.

Cursos d’água : É comum a existência de lagoas, córregos que encontram-se com os rios, onde nascem grandes quantidades de peixes. Quando esses peixes vão para o leito do rio através de corixos, lá encontram os predadores à sua espera. Os pescadores mais experientes sabem que o encontro das águas é o local ideal para a pesca.

Barrancos de terra firme : A presença de barrancos de terra firme nas margens dos rios é presença segura de poços mais profundos e é nesses locais que se encontram peixes de couros, como o pintado, jaú, barbado, bagre, etc. Se o pescador estiver a procura dessas espécies é ali que ele deve jogar o anzol.





Cachoeiras e corredeiras : Primeiro o pescador deverá saber se neste local a pesca está permitida, principalmente na época da piracema. 




Nesses locais os predadores atacam as espécies menores. Também algumas espécies como o dourado preferem águas rápidas. É ali que o pescador deve jogar o anzol. Também poderá usar os pequenos peixes como isca.





3 comentários:

  1. gostei muito do seu blog,parabens,gosto de pescar em lagoas portode areia desativado onde tem variedades de peixe tilapias e lambaris ,traira,bagres,

    ResponderExcluir
  2. Também pesco muito nesses lugares mais faz muito tempo que veio tentando pega umas tilapia que tem muito onde vou e não tem jeito .alguém tem umas boas dicas aí pra pesca de tilapia em cavá de área

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 3 kg de fubazao, 3 kg de ração de coelho, 3 kg de ração peixe p28 e umas 20 espigas e milho. Junte tudo em um saco de batata (daqueles furadinhos) e coloque umas duas pedras o afundar. Na escolha do local, prefira um local com vegetação na beirada, jogue essa mistura (saco) a uns 4m de distância, depois de uns dias teste com isca de milho verde, bicho da laranja. Não tem como não pegar.

      Excluir