PESCAR SEMPRE, PEGAR O PEIXE TALVEZ E DESISTIR JAMAIS.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Peixes de Água Salgada - Atum

Hoje vou começar falando de um peixe que é muito utilizado para fazer pate.

ATUM
 
 
 
 
Nome Popular
Atum, Albacora /Tuna, Albacore 
 
 
 

Nome Científico
Thunnus spp.

Família
Scombridae

Distribuição Geográfica
Regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul (do Amapá ao Rio Grande do Sul).

Descrição
São considerados os peixes mais hidrodinâmicos entre as formas existentes. O corpo é fusiforme e o pedúnculo caudal bastante estreito. Existem várias espécies que alcançam de 50 até 700kg. As espécies mais comuns na costa brasileira são a albacora Thunnus albacares e o atunzinho Thunnus atlanticus, menor que a albacora.

Ecologia
As espécies encontram-se amplamente distribuídas de acordo com a temperatura da água: por exemplo, a albacora vive em águas quentes, com temperatura ao redor dos 27ºC. São encontradas sozinhas ou em cardumes. Grandes cardumes de albacora costumam freqüentar o litoral do Nordeste. Os cardumes, muitas vezes mistos, às vezes são acompanhados por golfinhos e baleias. Indivíduos jovens costumam formar grandes cardumes. Alimentam-se de lulas e peixes, como sardinhas e manjubas. Não costumam se aproximar da costa, sendo mais freqüentes em alto mar. São importantes na pesca esportiva e comercial, principalmente para a indústria pesqueira. 
 

Equipamentos
Por serem espécies de grande porte e muito ativas, os equipamentos são do tipo pesado. As linhas variam de 20 a 100 lb ou mais e os anzóis de nº 3/0 a 8/0.

Iscas
As iscas naturais mais usadas são lulas e peixes pelágicos, entre eles sardinha, parati e peixe voador, muito apreciado. Também pegam muito bem em iscas artificiais, como plugs de meia água, metais jigs, lulas sintéticas e colheres. 
 


Dicas
No caso do pesque-e-solte é aconselhável usar linha mais grossa para diminuir o tempo de briga.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário