PESCAR SEMPRE, PEGAR O PEIXE TALVEZ E DESISTIR JAMAIS.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Peixes de Água Salgada - Olho de boi

OLHO DE BOI




Nome Popular
Olho-de-boi/Greater Amberjack



Nome Científico
Seriola dumerilii 

Família
Carangidae

Distribuição Geográfica
Regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul (do Amapá a Santa Catarina).

Descrição
Peixe de escamas; corpo alongado, robusto e um pouco comprimido; pedúnculo caudal com quilha dérmica. A coloração é prateada, azul esverdeado escuro, clareando nos flancos e no ventre. A principal característica é uma faixa escura que se estende da maxila superior, passando pelo olho e alcançando a base da nadadeira dorsal. O olho-de-boi alcança até 2,0m de comprimento total e 80kg.

Ecologia
Peixe pelágico; vive em cardumes pequenos e freqüenta principalmente as águas agitadas dos costões rochosos e recifes de fora. Os adultos são solitários ou formam pares. Alimenta-se de peixes, lulas e crustáceos. É um peixe de passagem e um grande nadador. Na família, é a espécie preferida pelos pescadores esportivos, porque luta bravamente quando capturada. Também tem grande valor comercial. A carne é bastante apreciada para o preparo de sushi.

Equipamentos
Equipamento médio/pesado a pesado. A carretilha é mais apropriada, porque esse peixe briga muito levando vários metros de linha, que deve ser de multifilamento entre 60 e 100 libras. Os anzóis devem ser de fortes de nº 5/0 a 10/0.

Iscas
As melhores iscas são as naturais, principalmente sardinha. Outros peixes inteiros ou em filés também dão bons resultados. Entre as iscas artificiais, as melhores são os metais jigs, os plugs de meia água e, às vezes, os de superfície. Colheres e ziguezagues também são usadas com sucesso.



Dicas
Após a captura de um indivíduo, é muito comum a captura de outros porque o cardume geralmente permanece algum tempo na área de captura. Quando fisgado a tendência é levar a isca para o fundo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário