PESCAR SEMPRE, PEGAR O PEIXE TALVEZ E DESISTIR JAMAIS.

terça-feira, 19 de abril de 2011

O que não fazer com o MOLINETE

Abaixo irei colocar alguns erros que muitos costumam fazer com seus molinetes e que devem ser evitados.




- Nunca abra seu molinete, mas caso ache necessário, coloque-o em um lugar plano e coloque um pano escuro sobre o local.


Tente seguir uma sequência para desmontar o molinete, que devera ser seguida ao inverso para a montagem, e se ainda tiver a caixa original, usa a "vista explodida", que é aquele desenho que mostra o molinete todo desmontado como se tivesse explodido, para tirar qualquer tipo de dúvida na montagem.

- Nunca use Graxa Grafitada ( cinza ), ela desgasta todas as peças internas provocando folgas e consequentemente quebras.

- Não use Vaselina em pasta ou liquida, ela não é feita para operar nas temperaturas de operação de um molinete, ficam liquidas, gosmentas e passam de lubrificantes para abrasivos.

- Nunca use Graxa do tipo Molykote, elas endurecem com o tempo e acabam deixando o equipamento totalmente isento de lubrificação.

- Só use Graxas Azul, Branca ,Verde ou Vermelha próprias para rolamento e altas temperaturas que não se soltam com o arrasto de água e aceitam muito bem o nosso clima.

- Só colocar Graxa nos dentes das engrenagens, não coloque em excesso, ela só ocupará espaço, e pode diminuir a vida útil do equipamento.

        Explicando:

  Tudo que gira e tem atrito produz calor, os molinetes normalmente ficam expostos ao sol escaldante por várias horas. Já foi provado por experiências nos laboratórios dos grandes fabricantes, que um molinete em operação normal em um dia quente pode atingir uma temperatura interna de 60 a 70 graus centígrados.
  Se o molinete estiver cheio de graxa não haverá espaço para a troca de temperatura entre o ar e os mecanismos internos do equipamento, e isto vital para a diminuição da temperatura,  por não existir espaço vazio entre eles.
  Existindo o ar, haverá esta troca e os materiais não irão se alterar com as temperaturas atingidas, pois elas estarão controladas e baixas.

Resumindo, graxa demais é prejudicial a qualquer equipamento.

- Muito cuidado com o uso de óleos desengripantes spray, eles são ácidos e atacam vários materiais internos dos molinetes, além de deixarem um cheiro muito forte que se passar para a linha pode esquecer, vc não pegará mais nenhum peixe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário