PESCAR SEMPRE, PEGAR O PEIXE TALVEZ E DESISTIR JAMAIS.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Pescaria Noturna de Tilápias

Hoje vou falar sobre uma pescaria noturna de Tilápias usando iscas de capim que pode ser feita na Represa do Capivari.



1 - Preparando o Pesqueiro
Primeiramente é necessário aplainarmos o barranco, deixar ele limpo para que possamos preparar o local da pesca.
Após isso podemos colocar uma lona plástica , formando uma barraca, de preferência da cor preta para que não reflita na água, com espaço suficiente para nos movimentarmos dentro dela bem como, colocar uma cadeira, os suportes das varas e do samburá.
É necessário também um espaço para o refletor a gás, cevas, iscas, e o que for necessário para que se faça o menor barulho possível para não afugentar os peixes.

2 - Preparo do Material
Na pesca noturna, não é necessário usarmos varas compridas, pois as tilápias tem a tendência de encostar no barranco, então o comprimento pode ser entre 2,60 a 3,00 metros.

a) Barrancos profundos: Varas de no máximo 3 metros.
b)   Barrancos rasos: varas acima de 4 metros.


É sempre bom usar uma quantidade maior de varas durante a noite, a quantidade e distâncias das varas entre si pode ser entre 5 e 9 varas na distância de 20cm uma da outra, diminuindo a quantidade das mesmas, após observar "em quais" as tilápias estão beliscando.

Linhas, Chumbadas, Anzóis
A linha neste caso, pode ser de até 30 cm além do cabo da vara e é recomendado usar penas plásticas ou de madeira, de comprimento de até 20cm, porém na cor branca, pois com esta cor, elas serão melhores visualizadas, quando iluminadas pela luz do refletor á gás.

A noite muitos pescadores tem dado preferência à luz química (starlite) na cabeça da pena, a qual substituirá a luz do refletor, que ficará direcionada para o interior da barraca.

Anzol 14/16 marusseigo ou chinu.

Outro macete importante: A luz do refletor, deve ser regulada ao anoitecer e mantida constante durante a pescaria, aumentá-la ou diminuí-la a todo momento, espantará os peixes.

Sair ou retornar à barraca à noite: Usar uma lanterna para isso, evitando iluminar a água ao sair e retornar ao pesqueiro, para não afugentar as tilápias.
 


O chumbo deve ser de peso proporcional ás penas e deve correr solto na linha mestre, parando num pequeno girador e na outra extremidade do mesmo, amarrar outro pedaço de linha de até 20cm e colocar apenas um anzol.
 
Porque o chumbo deve correr solto?
Se ficar preso, a tilápia larga a isca ao sentir o peso do chumbo.

Cevas
Ora se as iscas são os capins, deste será a ceva, então:

a) Preparar um maço razoável de capim, amarrando-o com um elástico, depois com uma cordinha de nylon, deixando uma sobra, onde será amarrado um peso, que naturalmente, fará o maço afundar na água, quando lançado no pesqueiro.

b) O maço deve ser lançado de 20 cm á 50 cm antes da ponteira da vara do meio e isto evitará que os anzóis se enrosquem no mesmo.

c) Assim que o maço afundar, esticar um pouco a cordinha de nylon e prende-la numa estaca ou no suporte da vara.


IMPORTANTE: o barulho que o maço fará ao cair na água, espantará os peixes, que só retornarão horas mais tarde, então, passado algum tempo, iscar os anzóis e se houver ações, a tilápia geralmente engole a isca, fazendo a pena sumir na água.

ATENÇÃO: À noite a erva doce não adianta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário